Princípio básico para dessulfurização de gases de combustão
O bicarbonato de sódio (ou bicarbonato de sódio, NaHCO3) é um adsorvente eficaz para dessulfurização de gases de combustão. Ajuda a neutralizar poluentes ácidos por adsorção química, e pode ser utilizado para absorver várias substâncias inorgânicas e orgânicas vestigiais. Este pó fino é pulverizado directamente nas emissões a altas temperaturas, e é depois decomposto a altas temperaturas em componentes, tais como carbonato de sódio (Na2CO3), H2O e CO2.Princípio básico para dessulfurização de gases de combustão
A temperatura dos gases de combustão varia geralmente entre os 140 - 250°C. O adsorvente de bicarbonato de sódio funciona particularmente bem nesta gama, pelo que uma quantidade ligeiramente superior à quantidade necessária (na gama de 1,1~1,3 vezes) é adequada.
Para efeitos de transporte e armazenamento, é comum que o bicarbonato de sódio seja granulado grosso (D50 aprox. 200 μm). Para uma reactividade máxima, contudo, deve ser moído mais fino antes de ser injectado na conduta de gás de combustão. Isto requer que o valor D90 seja inferior a 20 μm para a remoção de SO2 e 35 μm para a remoção de HCl. Com o funcionamento correcto do sistema, o SO2 pode ser reduzido em mais de 95% e o HCl em até 99%.