A moagem é necessária para produtos diários, incluindo cereais de pequeno-almoço, medicamentos para o frio, tintas e cimento. Este passo é essencial para levar estes produtos ao mercado da forma correcta.
A moagem a seco oferece várias vantagens em relação à moagem a húmido.
Moagem a seco e moagem a húmido são os dois métodos de moagem mais comuns e eficazes.
Em máquinas de moagem a seco, o material geralmente entra em contacto e colide com outras partículas ou com o rotor numa área confinada até ser reduzido ao tamanho desejado. A moagem a seco pode reduzir as partículas a dimensões de micron; no entanto, a moagem a húmido é a única forma de conseguir tamanhos nanométricos.
A classificação e separação envolve a classificação das partículas de acordo com seu tamanho. Isto é feito submetendo-as à força centrífuga, gravidade, força inercial e outras forças em um meio como o ar. Diferentes trajetórias de movimento são geradas de modo a realizar a separação de partículas com diâmetros diferentes.
-
- Classificadores de Ar material entra no classificador através de uma entrada de alimentação em sua extremidade inferior e depois é impulsionado para cima por sucção de um ventilador. Ao passar pelo classificador, ele é submetido a fortes forças centrífugas geradas por uma turbina de rotação rápida. Os pós finos qualificados passam através da lâmina do classificador em um separador de ciclones ou coletor de pó para coleta. Ver Mais
A modificação da superfície do pó é de vital importância, pois pode aumentar o desempenho do pó e ampliar seu uso prático e de aplicação.
Enchedores não metálicos como carbonato de cálcio, caulinita, talco, quartzo, wollastonita, amianto, hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio são freqüentemente utilizados dentro das indústrias de polímeros, borracha e adesivos. No entanto, para uma eficácia máxima, suas superfícies devem ser alteradas para aumentar sua compatibilidade com a matriz, bem como para aumentar sua dispersibilidade e resistência mecânica e, em geral, para melhorar o desempenho do material.
A moagem a seco exige que a umidade do material não seja superior a 4%. Caso contrário, ele deve ser seco adequadamente antes que a moagem ou modificação possa ser realizada.
O uso de produtos em pó utilizados em alimentos, medicamentos, fertilizantes, pesticidas e outras indústrias é às vezes dificultado pelo cozimento durante o transporte e armazenamento. A fim de fazer pleno uso desses produtos, a dispersão é necessária antes da moagem ou de qualquer outro tipo de modificação.